top of page

AQUI É ELA... A CAIXA DE BRINQUEDOS DO SEU GATO (sim, a xexelenta!)

Quem me segue há algum tempo, sabe que eu falo bastante sobre a "caixa de brinquedos xexelenta" do seu gato. O que é a tal caixa? O que fazer para deixá-la menos xexelenta? Rsrsrs....


Pegue seu caderninho, caneta e um chazinho e vamos analisar como estão as coisas aí na sua casa.






A tal caixa xexelenta é aquela caixa cheia de brinquedos que você deixa em um canto da sua casa (geralmente na sala). Você espera que seu gato brinque, que seu gato vá até ela, pegue algum brinquedo de lá e fique interagindo com o objeto por horas. No dia seguinte, a mesma coisa... Sinto em lhe dizer, mas infelizmente isso raramente vai acontecer!


Vamos às explicações técnicas e por quês:


NEOFILIA: esse é o principal motivo de tudo. A neofilia é uma das características da espécie que estamos lidando! Neofilia: é a atração do gato por tudo o que é novo. Aliás, não é à toa que temos a expressão (horrível por sinal) "a curiosidade matou o gato". Ou seja, seu gato gosta de tudo o que é novo. Experimente chegar da rua com sacolas! Ele vai checar todas elas, não é mesmo?


Outra questão associada à neofilia é: já pensou "caçar" a mesma presa toooodo santo dia? A mesma, igualzinha! Pois é isso que acontece! Na caixa xexelenta, as presas são as mesmas todos os dias. Quando mudamos as presas (brinquedos) dos nossos gatos, trabalhamos a melhora das capacidades cognitivas. Objetos de tamanhos e texturas diferentes ajudam bastante. Brinquedos com mais ou menos barulho, também.


A caixa xexelenta acaba fazendo parte do dia a dia e também os objetos que o gato já está acostumado a ver. Por esse motivo também que ele passa batido por ela.



SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA QUE A SUA CAIXA NÃO SEJA XEXELENTA





PULO DO GATO 1 - recolha TODOS os brinquedos que estão espalhados pela casa. É isso mesmo! Não deixe nenhum ratinho jogado ou embaixo do sofá... Exceção: se algum gato gosta muuuuuuito de um brinquedo e brinca sozinho todos os dias, carrega na boca, etc., então deixe para ele.


PULO DO GATO 2 - guarde a caixa. É isso mesmo! Muitos tutores me dizem: "... mas Val, a caixa está guardada ali do lado da estante!". Por isso mesmo! Ela continua fazendo parte dos objetos que fazem parte do dia a dia do gato. Se você guardar essa caixa em um LUGAR FECHADO - pode ser a estante da sala, algum armário, algum móvel que tenha portas - seu gato vai esquecer dela. Quando você oferecer a caixa depois de um tempo, aquilo vai ser novidade para ele. É como uma criança que enjoa dos brinquedos. Guardamos os brinquedos e tempos depois passamos a oferecê-los novamente!!


PULO DO GATO 3 - se algum dos seus gatos é sensível e gosta do catnip, tenha 2 caixas. Em uma você guarda a metade dos brinquedos SEM a erva. Na outra, coloque o restante dos brinquedos com um bom punhado da erva triturada para que o odor se impregne. Se você tem dúvidas sobre a forma correta de uso do catnip, informações técnicas e sobre o uso do matatabi, clique aqui! Veja também informações sobre o webinário de catnip & matatabi clicando aqui.


PULO DO GATO 4 - a cada 1 ou 2 dias, disponibilize 1 ou 2 brinquedos para os gatos (essa quantidade de brinquedos disponibilizada é muito relativa!), mas interaja com eles! Chame o seu gato para brincar! No dia seguinte, troque os brinquedos. A ideia é que você faça um rodízio com todos os brinquedos sem precisar comprar novos. Sinta os gatos... pode ser que um ou outro brinquedo você precise deixar mais ou menos tempo.


PULO DO GATO 5 - esconda os brinquedos! É isso mesmo! Coloque no meio do sofá, no vão entre as almofadas, atrás de alguma porta, escondidos com alguma pontinha para fora, etc. Estimule o comportamento de caça nos seus gatos. Estimule seus gatos a "usarem a cuca" para brincar também! Lembre-se sempre de que gatos são caçadores.


PULO DO GATO 6 - providencie caixas de papelão e estações com brinquedos GRANDES onde você pode deixar para seu gato enquanto você se ausenta sem o perigo de ele engolir alguma peça, pedaço, cordão ou linha. Está sem ideias? Pois eu já pensei nisso pra você e reuni vááárias ideias de "faça você mesmo", clique aqui.


PULO DO GATO DO SUCESSO - brinque com seus gatos, estimule seus gatos DIARIAMENTE! Pense no seu dia como um todo e reserve vários bloquinhos de 5 minutinhos para brincar com eles. Não adianta tentar brincar por 1 hora... nem todo gato tem esse pique. A maioria brinca em um tempo médio de 5 ou 10 minutos e depois para. Portanto, olhe para a sua agenda diária e planeje: que horas todos os dias eu consigo brincar com meus gatos? É muito comum também que muitos gatos precisem brincar isolados de outros. Pois providencie esse tempo para ele também! Não espere que eles interajam todos juntos, porque isso é bastante raro de acontecer. Isso se dá por conta do nível de atividade diferente de cada gato, interesse, idade, porte, relação social com os outros gatos do grupo, etc.


Estimule seus gatos sempre. A saúde emocional deles vai agradecer e em um curto período de tempo, você vai ver mudanças positivas bastante significativas no comportamento de todos eles.


Beijo grande e até a próxima dica,

Valéria.


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page