Mitos do Enriquecimento Ambiental

Atualizado: 17 de Fev de 2020

Atualmente, muito se fala em enriquecimento ambiental. Colocação de nichos, prateleiras, escadas soltas e recursos suspensos... O mercado está repleto de soluções para todos os gostos e bolsos. Mas será que toda essa gama de soluções está realmente pensando no bem estar do gato? Vamos refletir juntos!


Em 2019 visitei uma cliente que havia instalado uma dessas soluções. Coisa linda de se ver! Combinava até com os móveis da sala! Prateleiras em formato de escadinha. Mas elas não comportavam o tamanho da principal usuária e interessada: uma Maine Coon que na época estava na faixa dos seus 10 meses de idade. Como todos sabemos, o Maine é aquele raça que chama a atenção pelo tamanho! E é claro que a "gatolescente" caiu de um dos níveis. Com isso, criamos alguns problemas...


O gato perdeu a confiança para atividades em altura, precisou ser medicado e é óbvio que também precisou ser re-condicionado a subir de forma segura e confiante.


Mas qual foi o real problema dessa implantação? Mal dimensionamento da solução! As prateleiras eram pequenas, estreitas, não aguentavam o peso do gato (imagine se ela já fosse adulta, com certeza o estrago seria maior!) e não eram anti-derrapantes. Aí, voltamos no início desse post: será que as soluções atuais estão realmente voltadas para o bem estar do gato?


Outro comportamento bastante frequente que eu vejo são pessoas verticalizando territórios para gatos maduros, senis ou mesmo idosos. Está de todo errado? Não! Porém, acima de 7 ou 8 anos, muitos gatos já não tem mais o mesmo vigor e nível de atividade que tinham há alguns anos atrás. Vamos piorar a situação? Tutores que deixam os recursos (comida, água e caixa sanitária) em altura para gatos senis e idosos.


Em 15 anos nesse mercado, nunca vi uma quantidade tão grande de gatos "PNE" (portadores de necessidades especiais) e com uma longevidade ímpar. E, sim, precisamos olhar para esse mercado! Precisamos verticalizar? Sim! Precisamos promover o enriquecimento ambiental? Sim! Mas há de estudar! Estudar soluções, possibilidades, mas principalmente estudar o principal interessado: o gato!


Um beijo!!

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 by The Animal Clinic. Proudly created with Wix.com