top of page

Vocalização em gatos

Recentemente, fiz uma live sobre vocalização em gatos e como o assunto foi bastante comentado, resolvi deixar algumas referências resumidas para vocês:


TRAÇO EVOLUTIVO

A vocalização é um traço evolutivo da proximidade da espécie com o ser humano. Afinal, a voz é a nossa forma de comunicação e os gatos modulam seu tom de voz para conseguirem o que quer. Ressaltando que em vida livre, os gatos não vocalizam da mesma forma como vocalizam em casa.


GATO RECÉM-ADOTADO

Sabemos que um gato que tem a rua como seu território, tem em média 2km de espaço para suas atividades: procurar comida, parceiros sexuais, realizar a exploração de território, acasalar, cuidar dos filhotes, afugentar invasores e predadores. De repente, este gato se vê em um ambiente confinado (seja ele uma casa beeeem grande ou apartamento). Suas andanças de kms em um só dia são resumidas a passeios em sala, cozinha e escritório. No início, a vocalização é natural. Mas, afinal, quanto tempo isso levará? Bem, segundo a minha experiência in loco na casa dos tutores, já peguei casos de vocalização de 1 ano e meio!! Portanto, a palavra de ordem é: PA-CIÊN-CIA!!!


GATO DOENTE

Em geral, um gato doente tende a ficar mais recluso ou reservado, até mesmo se isolar. Porém, uma boa parte dos gatos pode apresentar o comportamento de vocalização diferente dos padrões normais. Portanto, observe o padrão vocal dos gatos da casa e não espere para levá-lo ao vet! Para gato não há emergência!!


VOCALIZAÇÃO ATRÁS DA PORTA (FRUSTRAÇÃO)

Você fecha a porta do quarto e pronto! A miação começa. Então é hora de se perguntar: eu dou atenção diária suficiente para o(s) gato(s) da casa? Eu brinco com os gatos todos os dias? SEM A CONVERSINHA DE QUE O SEU GATO NÃO BRINCA COM NADA, HEIN! A grande maioria dos casos de vocalização por frustração é por causa da ociosidade, falta de interação e atenção! Reveja seu dia a dia, reveja sua agenda, reveja o que pode ser feito nesse caso. Tenho certeza de que 15 minutinhos diários de brincadeiras farão toda diferença! Pense nisso!


Também precisamos nos perguntar se esses gatos dormiam com você no quarto e por algum motivo, de repente, você os tirou dali e agora precisa dormir sozinho. Gatos são animais extremamente metódicos, rotineiros. Mudar a rotina da casa de forma abrupta pode mexer com a rotina dos gatos também! Se precisa dormir sozinho, faça um "desmame": durma 1 noite com ele, não durma 2, durma 1 e assim você vai desacostumando o gato a dormir com você.


4:00h DA MANHÃ - QUERO SACHÊ!

Parabéns! Seu gato te condicionou com sucesso! Ele mia e você o premia com sachê. É isso que ele entende, o famoso reforço positivo (pesquise pelo experimento de Pavlov!). Comece a falhar essa rotina. Deixe-o miar por uma noite, depois duas e aos poucos ele vai entender que não adianta pedir sachê, porque não será atendido!


Entendam algo: gatos são metódicos. Gatos são animais de rotina rígida. Se você implantou um condicionamento, também levará tempo para retirá-lo. Vá aos poucos.


"NÃO POSSO NEM CANTAR!

É uma verdade: gatos miam! E uns mais do que outros... é um fato! E frente a isso, precisamos tomar cuidado para não cair na "síndrome do pote vazio", completando seu pote de comida a cada "miau!" que ouvimos pelo corredor!!! Muitos gatos estão obesos por conta desse hábito. O primeiro passo é rever a quantidade de ração diária sugerida pela marca de ração que você usa e dosar em várias pequenas porções.


Os gatos miam também para dar um "oi", quando te encontram no corredor. Sim, também para pedir algo, mas nem sempre esse algo é comida! Que tal observar mais o seu gatinho?


CARACTERÍSTICA RACIAL

Sim, gatos de algumas raças tendem a ser mais vocalizadores que outros. Gatos ponteados: siameses e suas variações, tendem a ser mais faladores que outros. Abissínios, Persas Himalaios também!

Nesse caso, interaja com seu gatinho, "pergunte" como foi o dia dele, que com certeza será uma longa conversa.


No mais, abasteça-se de paciência, procure o médico veterinário e... converse com seu gatinho!! O emocional dele agradece!


Um beijo!


175 visualizações0 comentário
bottom of page