top of page

"Hiperatividade noturna"?

A cena é clássica: depois das 23h, de repente o gato começa a correr pela sua sala. Dá várias voltas pelo sofá, chegando até a correr pelas paredes, rsrsrs... Você se viu nessa cena? Quer entender por que isso acontece? Vem comigo!!


Por conta da natureza do felino, a biologia dele é a de armazenar energia. Por isso vemos os grandes felinos ali sempre deitados na savana africana por horas a fio. Na hora de caçar, a natureza dele é de explosão e não de constância. Na hora de perseguir uma presa, ele vai dar o máximo de si, mas apenas por alguns minutos. Terminada a tentativa de caçada, ele retorna ao descanso. E é exatamente isso que o gato faz na nossa casa.


A questão é que em ambiente indoor (século XXI), os gatos estão mais ociosos, sendo menos estimulados a brincar, tendo a comida 100% disponível, ou seja, o esforço é zero! Mas a natureza dele continua ali: de explosão. Como animais geralmente crepusculares (mais ativos das 18h às 6h da manhã), esse pico de energia acontece sempre à noite.


E como podemos gerenciar isso? Brincando mais com ele, estimulando mais a sua natureza para que ele passe a caçar presas falsas, que ele aprenda a caçar a própria comida (com o uso de comedouros lentos/quebra-cabeças), porém respeitando sempre o seu nível de atividade, idade, raça e porte.


Minha consultoria está à sua disposição para promover bem estar, mais interação, saúde física e mental para o seu gato! Eu posso te ajudar!


Um beijo!

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page